sábado, fevereiro 24, 2007

╚╚ Você conhece os Flavanóides?├├├


Como diria um conhecido: “É de comer ou de passar no cabelo?”.
De onde tirei isso! Acredito que para muitos essa palavra não seja um mistério, mas até alguns dias atrás eu não conhecia.

Em uma tarde de verão antes da terapia, entrei numa cafeteria e pedi uma bebida muito conhecida: chá verde. Ao tomar a bebida comecei a ler o rótulo e fui apresentado aos flavanóides. Então, curioso como sou, pesquei e ai vai à resposta!
Flavanóide não é de passar no cabelo, por enquanto, mas está na alimentação.

Você sabe o que são Flavanóides?

Os flavanóides é um grupo de compostos químicos encontrados naturalmente em plantas, frutas, vegetais, nozes, sementes, raízes, chás e vinhos.
Cientificamente é um nome dado ao grande grupo de fitoquímicos ou fitonutrientes.

Os falvanóides possuem mais de cinco mil compostos que foram divididos conforme sua estrutura química, veja:
flavanas,
flavanonas,
flavonóis,
flavonas,
isoflavonas,
antocianinas.

Quais os benefícios?

Os flavanóides são compostos de frutas e vegetais, sendo assim, os pesquisadores comentam que o consumo desses alimentos atribui-se ação anti-inflamatória, anti-alérgica e anti-câncer.

Pesquisa sobre os flavanóides

Os compostos de flavanóides apresentam propriedades antioxidantes (Os antioxidantes são um conjunto heterogênio de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas , que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa que impede a oxidação de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.).
Pesquisadores, indústria e consumidores estão cada vez mais interessandos pelos compostos e os benefícios gerados pelos flavanóides.
As principais fontes são:
1. Frutas: uva, cereja, amora, morango, laranja, limão, tangerina e jaboticaba.
2. Vegetais: batata inglesa, couve-flor, repolho branco, cebola, alho, berinjela, tomate, rabanete, couve, escarola e nabo.
3. Sementes e grãos: cacau, castanhas, feijão e soja.
4. Outros: condimentos, ervas, vinho e chá verde.

Os flavanóides, da forma como foram apresentados, parece ser a resposta para o tratamento de alguns males da humanidade, principalmente para as ações de prevenção do câncer.

Ao ler um pouco sobre o assunto consegui de forma simples ilustrar essa palavra que em breve será muito discutida no cotidiano da sociedade e não somente entre os pesquisadores.
Não obtive acesso a pesquisas que comprovam os fundamentos da ação dos flavanóides. Mas se você se interessou pelo assunto sugiro que procure profissionais da área de saúde (pesquisadores, médicos e engenharia de alimentos) para se aprofundar.

Fontes pesquisadas:
http://www.dp.fct.unl.pt/ – Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova Lisboa
http://www.copacabanarunners.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flavonóide

Um comentário:

Fabio disse...

Adorei conhecer os FLAVONOIDES..é isso?....super interessante....também sou adepto do Chá Verde.....mas ele acaba comigo, prende meu intestino, então...tomo gelado com hortelã....os orientais atribuem propriedades incriveis ao chá, além de ser um composto anti-envelhecimento...mas...opa...cad~e as fotos de São Thomé......?