sábado, julho 15, 2006

♥♥♥ Amor, medo universal? ♥♥♥



Se existem verdades absolutas neste mundo, uma delas é que todos nós temos medo de sofrer. Assim, ingenuamente tentamos controlar as situações ao nosso redor, como fosse possível...

Obcecados pelo desejo de nos proteger gastamos nossa energia e tempo tentando controlar os pensamentos, as atitudes e até os sentimentos das pessoas que amamos e que, sobretudo, desejamos que nos amem. No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no surpreendente! Nenhum sentimento é garantido, nenhuma conseqüência é revelada antecipadamente.
O futuro é totalmente incerto.
E apesar de tamanha imprevisibilidade temos em nosso coração a possibilidade de conquistarmos quem amamos. Muito diferente de controlar, prever ou obter garantias!
Muitas pessoas não conseguem encontrar um amor,pois não se entregam a uma relação profunda e verdadeira simplesmente porque estão a todo tempo tentando obter certezas.

As perguntas não param de gritar, as dúvidas não têm fim e o medo de se deparar com a dor parece assombrar milhares de corações impedindo-os de enxergar uma outra possibilidade tão plausível quanto a de sofrer.

Será que ele (a) me ama?
Será que vale a pena perdoar e tentar de novo?
Será que ele (a) não vai me trair?
Será que não estou sendo idiota?
Será que não vou sofrer mais do que se ficar sozinho?
Será?
Será?...
O que será, eu responderia com muita tranqüilidade, não importa agora!
Na verdade, nunca importará!
A pergunta correta é: "Eu quero?"
Quando aprendermos a responder com respeito e responsabilidade essa simples perguntinha, teremos previsto qualquer possibilidade.
Sim, porque o amor é uma chance, uma oportunidade; não uma garantia; nunca uma certeza!
Podemos vivê-lo conforme nossa vontade, de acordo com nosso coração ou passaremos a vida inteira tentando controlar o incontrolável e garantir o incerto!
Jamais teremos como saber se o outro está sendo fiel, se o amor que sentimos é correspondido na mesma medida e se vamos sofrer ou seremos felizes.
Jamais saberemos do amanhã ou do outro. Descobriremos que nos ocupar com nossos próprios sentimentos já é trabalho para vida inteira. Descobriremos que agir conforme nossa vontade é o bastante para que nos sintamos preenchidos, embora possamos mesmo vir a sofrer, simplesmente porque o sofrimento é uma possibilidade tão possível quanto a felicidade!

E digo mais: só conseguiremos entrar de fato no coração de alguém, mesmo sem termos certeza disso, quando tivermos a audácia e a coragem de nos entregar ao imprevisível; quando conseguirmos compreender que a segurança é mérito pessoal, interno, sentimento que não se pode ter em relação a ninguém, além de nós mesmos.
Portanto, para todas as pessoas que têm me perguntado sobre qual é o "segredo" para viver o amor sem sentir tanta insegurança, tanto ciúme e tanto medo de sofrer, aproveito este momento para responder: o segredo está em saber se você realmente quer! Porque se você quiser e fizer por merecer, agindo com sinceridade, qualquer possibilidade de dor ou sofrimento valerá a pena.
Quando a gente quer de verdade com o coração, a magia do amor nos faz entender que sofrer faz parte do caminho e, no final das contas, é tudo crescimento, aprendizagem, evolução e por fim, a tão desejada felicidade.
Não que ela esteja no final do caminho ou no final da vida simplesmente porque ser feliz é isso: entregar-se ao imprevisível, é aceitar a dor e a alegria como partes do amor! E quando penso que essa entrega é realmente difícil me lembro de uma frase que gosto muito: "Se o seu problema tem solução, relaxe, ele tem solução.
E se o seu problema não tem solução, relaxe, ele não tem solução!
"É uma frase engraçada, mas muitíssimo sábia. Portanto, quando estiver doendo muito, não resista! Simplesmente relaxe e aceite, pois a resposta virá!"
::::::::::FIM
César Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente rolou uma inspiração ..ehehhe