domingo, agosto 03, 2008

Reflexão: Os malefícios de um julgamento precipitado


Havia numa aldeia um velho sábio, muito pobre mesmo, que possuía um lindo cavalo branco.Numa manhã ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira.
Os amigos disseram ao velho:
- Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!E o velho respondeu:
- Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que algo mudou, sendo que o cavalo não está mais na cocheira. O resto é julgamento de vocês.
As pessoas riram do velho.

Quinze dias depois, de repente, o cavalo voltou.Ele havia fugido para a floresta. E ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.Novamente as pessoas se reuniram e disseram:
- Velho, você tinha razão. Não era mesmo uma desgraça, e sim uma bênção.
E o velho disse:
- Vocês estão se precipitando de novo.

Quem pode dizer se é uma benção ou não?
Apenas digam que algo mudou, sendo que o cavalo está de volta.

O velho tinha um único filho que começou a treinar os cavalos selvagens.
Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas.
As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:
- E não é que você tinha razão, velho? Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das duas pernas.E o velho disse:
- Mas vocês estão obcecados por julgamentos, hein? Não se adiantem tanto. Digam apenas que algo mudou e que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma bênção.

Aconteceu que, depois de algumas semanas o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho.
E os que foram para a guerra, morreram...

As mudanças realmente nos assustam e fazem com que as encaremos sempre como uma desgraça.

Quem é obcecado por julgar cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que o levará a conclusões precipitadas;

Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina, outro começa;

Quando uma porta se fecha, outra se abre;Às vezes enxergamos apenas a desgraça, e não visualizamos a bênção que ela poderá nos trazer.
[autor desconhecido]

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, tudo bem?
Estava pesquisando sobre flavanóides e descobri seu blo através de um artigo sobre o assunto.
Gostei dos seus post e com certeza voltarei por aqui, pois se me permite, quero add. aos meus favoritos.
Tb. sou blogueira desde 2005, mas confesso que atualmente não estou muito assíduo. Estou buscando maneiras mlhores de aproveitar meu blog, pois iniciei pra divulgar meu trabalho com artesanato, mas estou querendo mudá-lo.
Abraços!

Rosângela Lima disse...

Vou deixar meu endereço de blog, caso queira me visitar.

Abrçs.